Perigos do carnaval

A proliferação de infecções sexualmente transmissíveis aumenta consideravelmente no carnaval. Seja por influência de bebidas alcoólicas ou por conta do clima de folia, o uso de métodos contraceptivos, como os preservativos, é deixado de lado e a exposição às infecções é ainda maior nessa época do ano.

São inúmeras as infecções e doenças que podem ser contraídas por meio de relações sexuais, mas o número de casos de sífilis registrados no brasil vem chamando muita atenção. De acordo com o Ministério da saúde, mais de 64 mil casos foram registrados de janeiro a junho de 2021. Em 2010 foram registrados menos de 4 mil casos em todo o ano, o que mostra um aumento significativo de contaminação. 

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível que se desenvolve em estágios, assim como seus sintomas. A primeira etapa é caracterizada por uma ferida indolor em regiões de contágio como genitália, reto ou boca. A segunda fase pode envolver irritações na pele, vermelhidão por todo o corpo, cansaço, perda de peso, dores no corpo, febre e caroços que podem aparecer por todo o corpo. Após esse período, não há sintomas até a fase final, que pode ocorrer muito tempo depois, resultando em danos para o cérebro, nervos, olhos e coração. A sífilis pode ser ainda pior em casos de gestantes, pois a infecção pode ser passada para o bebê durante a gestação, as mães podem ter diversas complicações sérias como aborto espontâneo, parto prematuro e o feto ainda pode sofrer com malformação ou cegueira.

O tratamento da sífilis tem alto índice de cura, podendo ser alcançada em uma ou duas semanas se devidamente tratada, quando o tratamento não ocorre de forma correta a infecção pode perdurar por mais de dois anos. A prevenção é facilmente feita com o uso de preservativos, e no caso de gestantes o acompanhamento durante o pré-natal ajuda no controle da sífilis congênita.

O alto número de infecções no último ano chama atenção para a vulnerabilidade da população em relação às ISTs, por isso, é preciso ligar o alerta e entender que o uso da camisinha é essencial para manutenção da saúde. Procure um médico e tome as medidas possíveis em caso de suspeita, as infecções sexualmente transmissíveis dificilmente podem ser vistas a olho nu, e a maioria, quando descobertas no início, tem cura.

Para saber mais sobre o assunto, acesse o site. Em casos de suspeita, procure sempre ajuda médica. Beneficiários Prontomed podem contar com o programa Viverá para orientação e encaminhamento médico.

Programa Viverá: (37) 3512-3225

Chamar no WhatsApp
Obter cotação!
Olá 👋
Este canal é exclusivo para informações comerciais. Deseja obter uma cotação?